domingo, 12 de outubro de 2008

Semana da criança

Flagrou-se sorrindo ao inventar mais uma desculpa à figura insistente e convencida que só não se convencia que não fazia o tipo dela. Pôs o "gato" para correr. Lembrou-se, então, de quando se juntava com o primo da mesma idade que a dela para capturar os gatos de rua e dar-lhes um bom banho na fonte luminosa da pracinha da cidade. Riam do aspecto engraçado dos pêlos encharcados do bichano e de como corria em disparada quando ela o soltava, depois da peça pregada.

Quando menina, também, colecionava os anéis que vinham de brinde na “Maria-Mole”. Mas isso só dava para fazer nas férias em que passava na cidade natal de sua mãe, no interior de Goiás. Na cidade grande em que vivia, não encontrava o doce que imitava um sorvete e vinha até na casquinha. Anos mais tarde, percebeu que o gosto por colecionar anéis não havia acabado de todo.

Tudo isso veio à tona porque fitou a criança se divertindo com o brinquedo novo que ganhara no dia das crianças. Era o Kit Beleza dado pela amiga mais “Paty” que tinha. Ela, por sua vez, esqueceu-se do acordo feito consigo mesma e saiu de casa de cara limpa. Nem mesmo um brilho labial. “Que bobagem! Dia quente demais para maquiagem.”. Encontrou a amiga que lhe perguntou se estava triste ou sentindo-se mal. Tudo porque não havia pintado o rosto. “Preciso sair mais vezes de cara limpa”, pensou.

Depois, recordou de como era insolente quando levava umas palmadas da mãe e olhava bem no seu rosto e dizia com ironia: “Não doeu!”. Depois, ia para o quintal da casa chorar. A mãe tinha a mão pesada!

É... A infância, às vezes, é um ensaio. Outras, um presságio. Ainda hoje, quando a vida lhe dá um coro, olha-a de frente e diz: “Não doeu!”. E nessas vezes, apesar da mão bem mais pesada que a da genitora, nem tem mais corrido para o quintal da casa.


Por Elga Arantes, 2008.

P.S.: Manipulei a data prá ficar mais legal, rs.
Essa música é linda!

7 comentários:

Bel disse...

Ai...ai ...ai. Mas que coisinha essa foto da pequena! Que grandiosidade de gente embrulhada pra presente!
Lendo-te percebo que tua delicada força te empurra pra uma "quase" solidão, uma solidão orgulhosa...daquelas que se dá em seres que mais sabem doar do que receber. Que oferecem e não sabem pedir...Por aqui nesse mundo de "nosso" ... tu podes me pedir colo,viu? Até porque já me ofereces tanto!!! Espero te retribuir , um dia, talvez!
Bom saber de ti, sempre muito bom, Elga...adorável.
Bel.

Anônimo disse...

Adoro seu blog. Já leio a algum tempo e me deu vontade de ter um também para participar do círculo de amizades que voce fez. Essa sua amiga de cima então, é muito interessante e inteligente. Parabéns pelo blog e pelas suas amizades. Um grande abraço, Leonardo.

Karen disse...

Coração,
mania de arianos, taurinos...teimosia. Juntou a coragem então, danou-se. Apanhamos e continuamos enfrentando a vida e quanto mais dói maior é a vontade de enfrentar.

seu comentário lá hoje foi um complemento ao meu texto.
te adoro tb.
bjs

Sheyla disse...

Coração,
Sua pequena é linda, linda, linda!
Hoje, acordei tão animada, querendo o que já quero há tempos e tempos ser feliz hoje, hoje, agora. Daí que quando ouvi essa música, levantei-me da cadeira e fui dançar, comemorar esse momento.
Passei momentos difíceis, Flor ajudou-me muito. É surpreendente descobrir que há vida nesse mundo virtual.
Creio que todas nós passamos por tantos momentos...
Mas vamos conversar com a felicidade pra ela aparecer pelo menos uma vez ao dia, heim?
O momento da dança de agora já valeu pelo dia.
Algo me diz e tenho certeza que nossos jardins serão mais floridos.
Além de regá-los, precisamos conversar mais com eles, né? Quem sabe eles possam conversar também com a dona felicidade e ela decida nos visitar pelo menos uma vez por dia, heim?
Pelo menos, agora, a conversa deu certo e estou feliz, feliz...
Muitas felicidades pra você e sua princesa.
Bjs.

PS: de vez em quando, regue o quintal com algumas lágrimas, pois sei que brotarão lindas flores, tanto no quintal como na sua alma.

Elga Arantes disse...

Gente, essa menina da foto é mesmo linda, mas não é a minha "Xuxuca"... A minha é a da foto do post do dia 11 de setembro "Máxima expressão Literária", lembram? rsrsrsrs.
Em homenagem a vocês, então, vou mudar a foto por uma outra da Mel.

Sheyla, estou muito feliz que tenha melhorado e esteja tão animada!

Bel, pensarei a respeito do que disse.

Beijos a todas.

Bel disse...

Sim...sim...sim. Eu desconfiei mesmo que essa lindeza aí era uma lindeza outra.
Não...não...não. Nem pense demais no que escrevi. Embora meu palpite seja fundamentado: primeiro em mim. Extendo-o a ti porque me vejo em ti, nos teus dizeres e quereres.

Permita-me, Elga:

Leonardo...comece teu blog hoje, agora...nesse exato instante. É um mundo encantador esse nosso! Cheio de vida abundante. Mas...como toda conquista há que se persistir e esperar pelo bom vento do tempo. Nada é tão gratuíto e fácil assim...especialmente...a confiança. Há vida cheia por aqui, há afetos sinceros. Há!
Espero ler-te um tanto mais.

Um beijo, Bel.

sblogonoff café disse...

Menina,
No outro dia, sentindo saudades das canções de ninar que a mainha cantava, peguei o violão e comecei a tocar umas músicas da infância. E toquei essa aí. Que me reporta à uma época onde eu tinha mais poder do que tenho hoje, onde eu não possuia tantos disfarces (nem o dos heróis) e onde eu andava de cara limpa.
Se as crianças soubessem, não abririam mão de tal poder nos ritos de passagem.
É que a gente começa a correr atrás dessa tal de dona felicidade, sendo que o que ela precisa é ser conquistada!!!

Eu quero maria mole na casquinha de sorvete!!!!