domingo, 20 de julho de 2008

Ele é mesmo fantástico no jogo com as palavras.

Os trocadilhos que Chico faz nessa música, em especial, misturando as duas línguas, fazendo a sensação da pronúncia do francês, parecer estar dizendo algo na nossa língua é genial. Exemplo lindo é a frase que diz "O mar, marée, bateau", e que faz parecer soar, "O mar me arrebatou". Simplesmente, fantástico!

Ser a trilha sonora para a vida de tanta gente, simultaneamente, é ainda mais fantástico.

"O Fantástico mundo de Elga" (e dá-lhe fantástico!)




Chico Buarque - Joana Francesa

Tu ris, tu mens trop
Tu pleures, tu meurs trop
Tu as le tropique
Dans le sang et sur la peau
Geme de loucura e de torpor
Já é madrugada
Acorda, acorda, acorda, acorda, acorda

Mata-me de rir
Fala-me de amor
Songes et mensonges
Sei de longe e sei de cor
Geme de prazer e de pavor
Já é madrugada
Acorda, acorda, acorda, acorda, acorda

Vem molhar meu colo
Vou te consolar
Vem, mulato mole
Dançar dans mes bras
Vem, moleque me dizer
Onde é que está
Ton soleil, ta braise

Quem me enfeitiçou
O mar, marée, bateau
Tu as le parfum
De la cachaça e de suor
Geme de preguiça e de calor
Já é madrugada
Acorda, acorda, acorda, acorda, acorda

5 comentários:

Karen disse...

Ah, obrigada pelo "linda"!
Não conhecia essa música, lindíssima...
Espero que um dia eu tenha uma voz masculina dizendo 'acorda, acorda, acorda'...

bjs

Patrícia Ferraz disse...

não consegui escutar... será que o problema é na postagem?

Elga, peraí, é impressão minha ou estamos vivendo a mesma situação, mas em posições invertidas? aiai, esse mundo de coincidências...

Elga Arantes disse...

Olha agora se dá. Postei de novo. Eu consigo ouvir, agora.

A resposta tá la no "Palavra"... mais ou menos...

Bjos.

sblogonoff café disse...

Menina, o Chico é todo fantástico, em português, em francês, com suas Joanas e seus Joãos, seus trocadilhos e suas proparoxítonas, com sua voz curta e seus olhos azuis!

***
Já sobre os trinta anos, rs!
Descobri que eternidade só existe antes dos vinte.
O tempo que leva para 18 chegar nos vinte é bem maior do que os 26 se transformarem em 30! Veja só, o ano mal começou e já é julho!Grande parte dos meus amigos do Ensino Médio (o científico,rs!) já se casou e tem filhos...
E embora no escritório alguns cliente considerem que ainda nem me formei, pela minha cara de menininha - assim dizem(!), certos meninos já me chamam de tia!!
Olha só!

Mas Chico, héim!?

Elga Arantes disse...

Mas Chico, hein?!
Como diz minha irmã, "Ele é o cara". É mesmo. Putz! Como pode ser tão sensível e intenso, num só tempo, não é?

Eu adoro desde que me entendo por gente. Nasci, ouvindo Chico. Cresci, ouvindo e pensando no que ele cantava. Agora, envelheço ouvindo, pensando e sentindo. Minha terceira idade vai ser "À flor da pele" pelo jeito... rs.